Na minha visão os jogos cooperativos servem para a quebra do preconceito, mais que tipo de preconceito? Bom o preconceito que se tem como, por exemplo, com pessoas que não sabem jogar futebol, essas pessoas são sempre excluídas, menosprezada, e muitas vezes usada como exemplo para tirar um sarro. E em minha opinião os jogos cooperativos tentam e muitas vezes conseguem quebrar esse preconceito, porque as vezes essa pessoa que não sabe jogar futebol, é excelente em pega-a-pega por exemplo, rouba bandeira, e as vezes ate tem habilidade e sabe jogar futebol mais não faz por vergonha e medo, e com a ajuda dos jogos cooperativos aquelas pessoas que o excluíam ganham outra visão sobre a pessoa, passam a respeitá-lo e ate chegam a descobrir que ele não é bem como eles pensavam, podendo citar aquele ditado "não julgue um livro pela capa.
Mas o que são os jogos cooperativos?
Bom para falar o que é e qual seu objetivo vamos entrar um pouco na história.
Os jogos cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada, na sociedade moderna, mais especialmente, na cultura ocidental.
Segundo Barreto (2000):“Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são eles próprios, experiências cooperativas.”
Algumas das principais características dos jogos cooperativos são; jogar com a outra - cooperação (com o auxilio do meu companheiro); para alcançar o objetivo de cada um, o objetivo de todos também deve ser; o jogo é possível para todos; desenvolve a autoconfiança porque todos são aceitos; a habilidade de preservar (continuar tentando) é fortalecida diante das dificuldades.
Também podemos classificar os jogos cooperativos em 4 tipos:
•Jogos Cooperativos sem perdedores: São os jogos plenamente cooperativos, pois todos jogam juntos e não há perdedores.
•Jogos Cooperativos de resultado coletivo: Existe a divisão em duas ou mais equipes, mas o objetivo do jogo só é alcançado com todos jogando juntos.
•Jogos Cooperativos de inversão: Envolvem equipes, mas os jogadores trocam de equipes a todo instante, dificultando reconhecer vencedores e perdedores.
•Jogos semi-cooperativos: Visam estimular a participação daqueles que normalmente não participam de um jogo devido a uma menor habilidade, criando regras para facilitar a participação desses.
Bom a partir de todos esses aspectos pude ver que os jogos cooperativos ensinam muito tanto em relação a escola quanto na vida, não deixando de lado os jogos competitivos mais também lembrando dos benefícios que os jogos cooperativos oferecem.
Referencias bibliográficas : Educação Física na Escola - Implicações para a prática pedagógica - Suraya Darido
Nenhum comentário:
Postar um comentário