O fair play é simplesmente jogo limpo. Tem sua origem na sociedade aristocrática européia, e foi muito difundido pelo Barão Pierre de Coubertin idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
O conceito de jogar limpo representa a essência de qualquer esporte. O futebol como o principal esporte praticado no mundo não pode ficar sem esta essência, pois ela representa valores como a honra e a lealdade, o respeito pelos adversários e pela arbitragem, pelos companheiros e por si próprio.
O respeito total pelas regras, princípios e códigos de conduta, obedecendo o principio da justiça e renunciando a vantagens ilícita. Assim o futebol seria como uma "escola de cidadania", ensejando a oportunidade de aprender que o sucesso é obtido não apenas através do desejo e da perseverança, mas também que é consagrado unicamente através da honestidade e da justiça.
A meu ver o fair play é essencial nos jogos, nos esportes, de hoje em dia nem todos o exercem, ou por motivos envolvidos a política a certos preconceitos, o que for. Mais a política do fair play é muito boa tanto em campo como fora dele, pois ele transmite muitos valores éticos para as pessoas que o exercem.
Hoje em dia no futebol, por exemplo, é comum ver o fair play quando um jogador chuta a bola pra fora do campo pra favorecer o outro time pelo fato de alguém ter se machucado ou pelo arbitro ter cobrado algo errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário