pesquise aqui xP

Powered By Blogger

domingo, 13 de junho de 2010

As dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais.

As dimensões dos conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais propostas por Coll (2000)exerceu grande influência na Educação Física escolar. Para começar vou esclarecer o conceito desses conteúdos de acordo com o livro Educação Física no Ensino Superior: Educação Física na Escola, implicações para a prática pedagógica coordenado por Suray Cristina Darido e Irene Conceição Andrade Rangel, onde cita Coll et al(2000) que define conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais,conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, modelos de conduta etc. cuja assimilação é considerada essencial para que se produzam desenvolvimento e socialização adequados no aluno. Nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares(Libâneo,1994). Assim, conteúdos formam a base objetiva da instrução-conhecimento sistematizada e são viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação. Bom tendo a tentativa de esclarecer e explicar o que são conteúdos, irei, falar sobre os conteúdos da educação física na três dimensões.

Dimensão conceitual

A dimensão conceitual visa em conhecer as transformações que passa na sociedado em relação aos hábitos de vida e relacionálas com as necessidades atuais da atividade física. Conhecendo as mudanças pelas quais passaram os esportes. Como o voleibol que mudou suas regras em função da televisão.
E os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como, levantar um objeto do chão, como se sentar à frente do computador etc.

Dimensão procedimental

Na dimensão procedimental o vivenciar é sua característica mais marcante como:
• vivenciar e adiquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas e lutas.
• vivenciar diferentes ritmos e movimentos relacionados às danças, como as danças de salão, regionais e outras.
• vivenciar situações de brincadeiras e jogos.

Dimensão atitudinal

A dimensão atitudinal tem como características, valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto. Respeitar os adversários, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não-violência. O predispor a participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo. Reconhecendo e valorizando atitudes não-preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.

Bom estas são as três dimensões de conteúdos da educação física e é importante frisar que, na prática docente, não tem como dividr esses conteúdos na dimensão conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases em determinadas dimensões. Espero que tenha ajudado a compreender melhor esses três dimensões =]

Referencias bibliográficas:

Educação Física na escola, implicações para a prática pedagógica, coordenação Suraya Cristina Darido e Irene Conceição Andrade Range, editora Guanabara Koogan 2002.

Um comentário: