pesquise aqui xP

Powered By Blogger

domingo, 13 de junho de 2010

Cultura Corporal de movimento

Em nossa busca para definir Cultura Corporal de movimento determinamos que, o corpo é um meio pelo qual, através do movimento, por exemplo, se transmite cultura. E então em busca de uma nova vivência a ser realizada chegamos em um comum acordo de realizar o paintball, pois de acordo com Fernandes (1998)da mesma forma que os pensamentos influenciam os movimentos, a operação inversa é verdade, pois algumas vivencias propostas não agradavam alguns membros do grupo porque no caso seu pensamento (Cultura) não influenciou em seu movimento(escolha)e então encontramos o paintball algo novo e que agradou a todos a princípio, no caso a cultura (pensamento) influenciou a escolha (movimento).
Mas para sabermos de que forma o Paintball iria influenciar nossa cultura tinhamos que conhecer sua história que irei brevemente contar a seguir. O Paintball, originou-se não como um jogo e nem como um esporte mas sim como um comércio, onde Charles Nelson dono da Nelson Paint Company inventou armas com munição de tinta que tinha como finalidade marcar árvores e animais pela guarda florestal. A partir dai varias etnias adptaram essa idéia como jogo o famoso paintball ( para saber mais sobre a história entre,http://guia.mercadolivre.com.br/verdadeira-historia-paintball-59343-VGP , http://paintballevolution.blogspot.com/2009/09/historia-e-origem-do-paintball.html).

O jogo é feito da seguinte maneira, duas equipes se distribuem normalmente em um campo grande e nele cada equipe fica com seu lado do campo protegendo sua bandeira, a equipe que pegar a bandeira do oponente 1º vence. Nós também jogamos dessa forma só que um pouco adaptado a nossa escolha. A seguir o vídeo mostrara um pouco da nossa vivência.



A partir dessa vivência cada um de nós se sentiu de uma determinada maneira eu por exemplo por influência de minha de minha cultura me senti como se estivesse em um jogo de video-game pois sabia que eu não poderia no caso morrer e se perdesse eu sempre teria um "continue" o que lembra o que Freire (2002) diz sobre o lúdico, que valoriza o prazer da função: repetir, errar, tentar mais uma e infinitas vezes, algo que lhe faz sentido de forma direta e simples.




No começo o paintball não era lúdico para mim porque estava meio que envergonhado, por nunca ter pego em uma arma por influencia de minha cultura, mas no decorrer do jogo e em meio a alguns ocorridos essa vergonha se transformou em raiva, coragem e prazer. E então eu incorporei um papel de desinibido algo que normalmente nao ocorre no meu dia-a-dia. Muitas vezes notamos ate que dava pra diferenciar cultura a partir de alguns ocorridos pois de acordo com Rodrigues (1986) APUD Daolio, todo ser humano têm a capacidade biológica de sentir dor, mas o limite a partir do qual o indivíduo reclamará e passará a gemer é extremamente variável de cultura para cultura, tendo como exemplo eu e a cristiane, quando eu levei meu primeiro tiro minha vontade foi de voltar e "vingar-me" me senti mais ousado, ja a cristiane ao levar seu primeiro tiro não porque ela era menina e sim por sua cultura ela por motivos pessoais não conseguia mais jogar, só continuou por sua equipe mais não com uma vontade de jogar igual.
Geertz (1989) APUD Daolio diz que qualquer homem será sempre influenciado pelos costumes de lugares particulares, não existindo um homem sem cultura, de certa forma todos fomos influenciados pelo local nossa cultura se manifestou de diversas formas, possibilitando a cada um notar algumas diferenças causadas por essa nova vivência.

Desta forma concluimos que, o corpo é um meio pelo qual, através do movimento e influenciado pelo ambiente transmite-se cultura.

Referencias bibliográficas:

http://guia.mercadolivre.com.br/verdadeira-historia-paintball-59343-VGP
http://paintballevolution.blogspot.com/2009/09/historia-e-origem-do-paintball.html
Da cultura do corpo (Daolio, Jocimar , 1995)
O jogo: entre o riso e o choro( Freire, João, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário